Tão perto, mas ainda tão distante. O Instituto Butantan, centro de pesquisa biológica ligado ao governo de São Paulo, já armazena cerca d...
Tão perto, mas ainda tão distante. O Instituto Butantan, centro de pesquisa biológica ligado ao governo de São Paulo, já armazena cerca de 120 mil doses de uma vacina potencialmente capaz de conter a pandemia da Covid-19.
As doses da Coronavac, vacina produzida pela chinesa Sinovac e testada no Brasil em parceria com o Butantan, foram importadas com a condição expressa imposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de que não sejam aplicadas até que haja o registro efetivo do imunizante.
O instituto espera receber nas próximas semanas insumos para a produção de outras 40 milhões de doses. Neste domingo (22), o Ministério da Saúde projetou ter quase 143 milhões de doses previstas pelos acordos que já estabeleceu, o que seria suficiente para imunizar um terço dos brasileiros.
Mas a pergunta que não quer calar: quando uma vacina estará disponível no Brasil?
Poucos arriscam datas. Nesta segunda-feira (23), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, arriscou uma: espera que a vacinação já seja possível em fevereiro, talvez ainda em janeiro. Covas estabeleceu o cronograma considerando que o órgão conclua os estudos necessários ainda em 2020 e que a Anvisa analise o caso em torno de um mês.
Fonte CNN BRASIL
COMMENTS