RÁDIO CIDADE FM


PREFEITURA MUNICIPAL ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS

PREFEITURA MUNICIPAL ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS
Mantenha seu cartão de vacinação em dia

Cientista foi morto com metralhadora controlada por satélite, diz Irã

  O recente  assassinato  do principal cientista nuclear do Irã foi realizado remotamente em uma operação que envolveu orientação por satéli...

 


O recente assassinato do principal cientista nuclear do Irã foi realizado remotamente em uma operação que envolveu orientação por satélite, inteligência artificial e reconhecimento facial, de acordo com militares iranianos citados pela mídia do país neste domingo (6).

Mohsen Fakhrizadeh, acusado de ser o mentor do polêmico programa nuclear do Irã - o que o país nega -, foi morto em 27 de novembro, em Teerã. Há relatos conflitantes sobre como o ataque se desenrolou, mas a maioria das versões vinculadas no Irã concorda que foi um ataque sofisticado com tiros e uma explosão.


O assassinato foi possível pela ação de uma "ferramenta eletrônica avançada" guiada por um "dispositivo de satélite", de acordo com o segundo brigadeiro-general Ramazan Sharif, porta-voz do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), conforme relatado pela agência semi-oficial Iranian Students News Agency (ISNA). 

De acordo com outra agência de notícias apoiada pelo Estado iraniano, o Clube de Jovens Jornalistas (YJC), o subcomandante-chefe do IRGC, Sardar Ali Fadavi, disse que o assassinato foi realizado com inteligência artificial e reconhecimento facial.

Fadavi afirmou, de acordo com YJC, que não havia atiradores no local e que uma metralhadora controlada por satélite reconheceu o rosto de Fakhrizadeh e o mirou. "Verificamos e descobrimos que um satélite estava controlando uma metralhadora remotamente e não havia terrorista no local", disse Fadavi, de acordo com YJC.

No entanto, especialistas em inteligência e segurança lançaram dúvidas sobre a possibilidade de que o assassinato tenha operado remotamente, com três especialistas dizendo à CNN que uma ação desse tipo introduz mais fatores de risco em uma operação com pouco espaço aparente para erro.

Embora exista a tecnologia para disparar contra um alvo a partir de um veículo controlado remotamente, um país ou ator teria que contrabandear equipamentos valiosos, incluindo relés de comunicação, receptores de satélite e uma arma que pudesse ser operada remotamente, disseram os especialistas.

Qualquer problema, como uma arma emperrada ou falha de comunicação, também pode comprometer todo o assassinato e permitir que a forças de segurança iranianas interceptassem a tecnologia.

Apesar de não fornecerem evidências, as principais autoridades iranianas culparam Israel pelo assassinato, e o líder supremo do país, o aiatolá Seyyed Ali Khamenei, prometeu vingança pelo assassinato.

]O governo israelense não fez comentários sobre as alegações. O ministro israelense de Assuntos de Assentamentos, Tzachi Hanegbi, disse no sábado, 28 de novembro, que "não tinha ideia" de quem assassinou Mohsen Fakhrizadeh, mas chamou isso de "muito embaraçoso para o Irã".

Na semana passada, um alto funcionário do governo dos EUA disse que Israel estava por trás do assassinato, mas se recusou a dar detalhes sobre se o governo Trump sabia sobre o ataque antes de ser realizado ou forneceu apoio.

O funcionário disse que, no passado, os israelenses compartilharam informações com os Estados Unidos sobre seus alvos e operações secretas antes de executá-los, mas não comentou se o fizeram neste caso.

Fakhrizadeh foi um alvo dos israelenses por muito tempo, acrescentou o funcionário.

O Irã tem afirmado repetidamente que seu programa nuclear tem sido usado exclusivamente para fins pacíficos, mas Israel e outros estados acusam Teerã de tentar desenvolver uma bomba nuclear, em um programa que dizem ter sido planejado por Fakhrizadeh.

Na semana passada, o porta-voz do governo iraniano Ali Rabiee disse que o Ministério da Inteligência iraniano havia fornecido ao governo um "alerta de operação terrorista" alguns meses e dias antes do assassinato de Fakhrizadeh.

Fonte: CNN BRASIL




COMMENTS

Nome

ÁGUAS LINDAS,609,ALEGO; GOIÁS,1,ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DURANTE A QUARENTENA,12,BRASIL,590,CIDADES,112,Cocalzinho,1,COCALZINHO DE GOIÁS,11,CULTURA - ESPORTE - LAZER,133,CULTURA POESIA SIMPLES COM MESTRE RIBAMAR,8,DICAS DE MODA DONA PERGO,39,GIRASSOL,1,GOIÁS,3,GOVERNO DO ESTADO DO GOIÁS,539,IGUALDADE RACIAL,13,INTERNACIONAL,1,NOSSO POVO,204,OPINIÃO E DICAS,60,PLANALTINA,6,POLÍCIA,1,POLITICA,7,política,1,POLITICAS PÚBLICAS SOBRE DROGA,10,SAÚDE,116,
ltr
item
TV CONEXÃO GOIÁS: Cientista foi morto com metralhadora controlada por satélite, diz Irã
Cientista foi morto com metralhadora controlada por satélite, diz Irã
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhjy3tM4J1mNf4zTAN-NN6cOElXWTWHqzK7oeSSz1MWP3cgKK_c9Flipzalhz0zgIc6LAnqjWNTThs8_40Bmu0UqAW0QowVTawVPgFravCHD5n6Go7J76b2Y2p09wDr41iG8zBh_Z1mYCM/w415-h233/image.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhjy3tM4J1mNf4zTAN-NN6cOElXWTWHqzK7oeSSz1MWP3cgKK_c9Flipzalhz0zgIc6LAnqjWNTThs8_40Bmu0UqAW0QowVTawVPgFravCHD5n6Go7J76b2Y2p09wDr41iG8zBh_Z1mYCM/s72-w415-c-h233/image.png
TV CONEXÃO GOIÁS
https://www.tvconexaogoias.com.br/2020/12/cientista-foi-morto-com-metralhadora.html
https://www.tvconexaogoias.com.br/
https://www.tvconexaogoias.com.br/
https://www.tvconexaogoias.com.br/2020/12/cientista-foi-morto-com-metralhadora.html
true
4269905199320270163
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy