RÁDIO CIDADE FM


CÂMARA MUNICIPAL ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS

CÂMARA MUNICIPAL ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS
Câmara Municipal de Águas Lindas

Pesquisadores não tem poder de decisão diz Ministério da Saúde

Após o Ministério da Saúde ter  entregado o plano nacional de vacinação contra Covid-19  do governo federal neste sábado (12), um grupo de c...



Após o Ministério da Saúde ter entregado o plano nacional de vacinação contra Covid-19 do governo federal neste sábado (12), um grupo de cientistas citados como colaboradores no documento disse não ter tido acesso a ele ou o aprovado.

A pasta se manifestou sobre o assunto em nota neste domingo (13), em que diz que os profissionais citados foram convidados para participar de debates "com cunho opinativo e sem qualquer poder de decisão na formalização do Plano de Imunização contra Covid-19".

"O Ministério da Saúde esclarece que os profissionais citados pelo Executivo no Plano de Imunização contra a Covid-19 são técnicos escolhidos como convidados", diz o comunicado. "Fazem parte dos convidados representantes do Conass, Conasems, de segmentos do Poder Público, Autarquias, da Comunidade Científica e da própria sociedade, oriundos de instituições públicas e privadas, envolvidos de alguma forma, técnica e cientificamente com alguns dos eixos de discussão do plano de vacinação".

"Vale destacar que os convidados especiais foram indicados Programa Nacional de Imunizações para participarem de debates, com cunho opinativo e sem qualquer poder de decisão na formalização do Plano de Imunização contra a Covid-19", continua.

Na tarde do sábado, o grupo técnico do "Eixo Epidemiológico do Plano Operacional Vacinação Covid-19”, publicou uma nota em que diz que "causou surpresa e estranheza que o documento no qual constam os nomes dos pesquisadores deste grupo técnico não nos foi apresentado anteriormente e não obteve nossa anuência".

Outras controvérsias

O texto também responde a outras controvérsias que surgiram após a divulgação do plano, como a falta de data e de indicação de imunizante. O ministério atribui essas ausências à "inexistência no mercado nacional de um imunobiológico eficaz e seguro aprovado pela Anvisa".

"O Ministério da Saúde informa que apresentar uma data, especificar um imunobiológico e apresentar informações sem a devida identificação de uma vacina aprovada pela Anvisa, não condiz com as práticas de segurança e eficiência do Programa Nacional de Imunizações da pasta, que não trabalha com fulcro em especulações desprovidas de confirmações técnicas e científicas", disseram. 

Eles também ressaltam que, como "todo plano de vacinação", eles elencaram um grupo de pessoas mais vulneráveis como prioritário, mas que todos os demais poderão ser imunizados após a primeira fase.

Leia a nota na íntegra:

O Ministério da Saúde esclarece que os profissionais citados pelo Executivo no Plano de Imunização contra a Covid-19 são técnicos escolhidos como convidados. Fazem parte dos convidados representantes do Conass, Conasems, de segmentos do Poder Público, Autarquias, da Comunidade Científica e da própria sociedade, oriundos de instituições públicas e privadas, envolvidos de alguma forma, técnica e cientificamente com alguns dos eixos de discussão do plano de vacinação.

Vale destacar que os convidados especiais foram indicados Programa Nacional de Imunizações para participarem de debates, com cunho opinativo e sem qualquer poder de decisão na formalização do Plano de Imunização contra a Covid-19, conforme previsto na Portaria Gab 28, de 3 de setembro de 2020, que Institui a Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis.

O Plano de Imunização contra a Covid-19 traz as diretrizes básicas frente à pandemia que atinge o Brasil e o mundo e, de fato não apresenta data exata para vacinação, ante a inexistência no mercado nacional de um imunobiológico eficaz e seguro, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Ministério da Saúde informa que apresentar uma data, especificar um imunobiológico e apresentar informações sem a devida identificação de uma vacina aprovada pela Anvisa, não condiz com as práticas de segurança e eficiência do Programa Nacional de Imunizações da pasta, que não trabalha com fulcro em especulações desprovidas de confirmações técnicas e científicas.

Cabe esclarecer ainda, que todo plano de vacinação, não apenas da Covid-19, mas, de qualquer vacina que combata uma doença, elenca um grupo de pessoas mais vulneráveis. No caso da vacinação contra a Covid-19, o PNI contemplou como sendo grupo mais vulnerável na primeira fase de vacinação: os idosos de 75 anos e mais, profissionais de saúde, idosos de 60 ou mais institucionalizados e a população indígena; nas demais fases traz as pessoas de 69 a 74 anos, indivíduos com comorbidades, professores, trabalhadores das forças de segurança e salvamento e os funcionários do sistema prisional, o que totaliza aproximadamente 3.339.352 possíveis imunizados.

Todos os demais poderão ser imunizados após imunização dos grupos especificados como prioritários, que merecem maior atenção diante da maior vulnerabilidade à doença e suas consequências, inclusive de morte.

Vale lembrar que se trata de um plano de vacinação emergencial que necessariamente precisa acompanhar as especificações da vacina que venha a ser aprovada pela Anvisa, ainda não disponível no mercado nacional de imunobiológicos.

Contudo, o Plano de Imunização contra a Covid-19 foi formalizado pelo Programa Nacional de Imunizações, cuja credibilidade das ações desenvolvidas são reconhecidas em todo o mundo, muito respeitado pela sociedade brasileira e por autoridades científicas nacional e internacional, o que sem dúvida, é um esteio e segurança de que o ora apresentado é o mais eficaz e pertinente no atual momento de combate à Covid-19 no Brasil.

(*Com informações de Noeli Menezes e Anna Russi, da CNN em Brasília)











COMMENTS

Nome

ÁGUAS LINDAS,599,ALEGO; GOIÁS,1,ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DURANTE A QUARENTENA,12,BRASIL,590,CIDADES,112,Cocalzinho,1,COCALZINHO DE GOIÁS,11,CULTURA - ESPORTE - LAZER,133,CULTURA POESIA SIMPLES COM MESTRE RIBAMAR,8,DICAS DE MODA DONA PERGO,39,GIRASSOL,1,GOIÁS,2,GOVERNO DO ESTADO DO GOIÁS,539,IGUALDADE RACIAL,13,INTERNACIONAL,1,NOSSO POVO,204,OPINIÃO E DICAS,60,PLANALTINA,6,POLÍCIA,1,POLITICA,7,política,1,POLITICAS PÚBLICAS SOBRE DROGA,10,SAÚDE,116,
ltr
item
TV CONEXÃO GOIÁS: Pesquisadores não tem poder de decisão diz Ministério da Saúde
Pesquisadores não tem poder de decisão diz Ministério da Saúde
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgplMAGTh80iO1dEMsPfOzu9unqDy2qoyQTZgD2gKohZPW8VCH2nUCdJ95_oGGVQuCV-F4cdu54DETk8xcdTJq2k7QtsIhyphenhyphenintc4wI-64iPPeUNzbnuLaCxd2FMC_7S7SSMIOAsbJM8joY/w493-h295/mcamgo_pazuello_saude_1609201077.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgplMAGTh80iO1dEMsPfOzu9unqDy2qoyQTZgD2gKohZPW8VCH2nUCdJ95_oGGVQuCV-F4cdu54DETk8xcdTJq2k7QtsIhyphenhyphenintc4wI-64iPPeUNzbnuLaCxd2FMC_7S7SSMIOAsbJM8joY/s72-w493-c-h295/mcamgo_pazuello_saude_1609201077.jpg
TV CONEXÃO GOIÁS
https://www.tvconexaogoias.com.br/2020/12/pesquisadores-nao-tem-poder-de-decisao.html
https://www.tvconexaogoias.com.br/
https://www.tvconexaogoias.com.br/
https://www.tvconexaogoias.com.br/2020/12/pesquisadores-nao-tem-poder-de-decisao.html
true
4269905199320270163
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy