A Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás , gestão do Prefeito Dr. Lucas Antonietti e a vice-prefeita Aleandra Sousa, por meio da Secr...
A Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás, gestão do Prefeito Dr. Lucas Antonietti e a vice-prefeita Aleandra Sousa, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, realizou no dia 24 de julho de 2025 a 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, no Centro de Convivência do Idoso (CCI).
O evento foi organizado pela Secretaria Municipal da Mulher, sob a responsabilidade da Secretária Teresinha de Jesus Borges que destacou em sua fala de abertura a importância de fortalecer políticas públicas voltadas à garantia de direitos, enfrentamento das violências e promoção da autonomia feminina no município.
"Mais do que ocupar um cargo, é preciso transformar o espaço político em um lugar de escuta, respeito e ação pelas mulheres. Essa conferência é um passo fundamental nessa caminhada.
✅ Godoi – Secretário Municipal de Ordem Pública
✅ Djalma Cunha – Vereador
✅ Arley – Vereador
✅ Abadia Damascena – Vereador
✅ Oliveira Júnior – Presidente da Câmara
✅ Thaís Nogueira – Presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência
✅ Neta – Coordenadora do Cadastro Único e Bolsa Família
✅ Maria Fábia – Superintendente da Secretaria de Assistência Social, representando a Secretaria Sueli Maria
Temas debatidos na Conferência
Durante o encontro, as participantes estudaram, refletiram e elaboraram propostas a partir de três eixos temáticos centrais:
🔷 Eixo I – Políticas Públicas e Enfrentamento das Violências contra as Mulheres
Discussão sobre os desafios para eliminar todas as formas de violência de gênero, avaliando políticas existentes e propondo estratégias de acolhimento humanizado, articulação de redes e proteção integral às mulheres, especialmente negras, indígenas, trans, com deficiência e de territórios vulnerabilizados.
🔷 Eixo II – Diversidade, Interseccionalidade e Justiça nos Territórios
Reflexão sobre o reconhecimento e inclusão das diversas identidades femininas (negras, indígenas, quilombolas, travestis, trans, ribeirinhas, mulheres do campo, floresta e águas), enfrentando opressões estruturais como racismo, capacitismo e LGBTfobia, e garantindo acessibilidade plena nos serviços públicos.
🔷 Eixo III – Participação Política, Paridade e Fortalecimento do Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres
Debate sobre a baixa representação feminina nos espaços de poder, estratégias de formação política, fortalecimento dos conselhos municipais e estadual, e construção de um sistema nacional de políticas para as mulheres com paridade de gênero, orçamento e estrutura permanentes.
Ao final, houve a eleição das delegadas que representarão Águas Lindas na etapa estadual, consolidando o compromisso do município com a construção de políticas públicas efetivas e transformadoras.
Fonte: ASCOM
COMMENTS